Pular para o conteúdo principal

Câmara está tentando tornar obrigatório o rádio FM nos smartphones

Você sente falta do rádio FM no seu smartphone? Particularmente não conheço ninguém que sinta ou que ache essa questão importante, mas tem gente na Câmara que acha imprescindível e vem se movimentado para torná-lo obrigatório nos aparelhos fabricados e montados aqui no Brasil. A proposta é do deputado federal (e radialista) Sandro Alex (PSD-PR) e foi aprovada nesta terça-feira (29) pela Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática da Câmara dos Deputados.
Levantamentos da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) apontam que 179 dos 275 modelos de celulares disponíveis no mercado brasileiro têm o chip FM, mas em muitos casos a funcionalidade vem desativada (e existem tutoriais por aí explicando como habilitá-la).  Sandro Alex defende o rádio e considera imprescindível a presença do receptor. “O rádio é reconhecidamente uma fonte de cultura, lazer e informação, em especial, em localidades menos desenvolvidas economicamente”, disse em declaração ao tudoradio.com. Já Luis Roberto Antonik, diretor-geral da ABERT, afirmou que a presença do FM é essencial para a sobrevivência do meio de comunicação, destacando também sua relevância em situações emergenciais: “Em momentos de calamidade pública ou emergência é o rádio que auxilia as pessoas”.
Este último ponto é também o defendido pelo presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, Ajit Pai, que, em setembro, chegou a pedir para a Apple habilitar o rádio FM nos iPhones depois dos furacões Harvey, Irma e Maria. “Quando redes sem fio ficam fora do ar durante um desastre natural, smartphones com chips FM ativados podem permitir aos americanos ter um acesso essencial a informações que podem salvar suas vidas”, defendeu Pai.
Destacando a utilidade do rádio FM em momentos de calamidade, o Instituto de Telecomunicações Federal do México ordenou, no início deste ano, que todos os smartphones com chip FM desativado ativassem a função. “Se o dispositivo tem todos os componentes para permitir a funcionalidade do receptor de frequência de radiodifusão sonora em modulação de fabricação, deve ser habilitado e ativado para o usuário, de modo que não há bloqueio ou restrição para operação”, dizia o decreto publicado no Jornal Oficial da Federação do México.
Aqui no Brasil, é normal receber essa notícia com uma pulga atrás da orelha, considerando a presença maciça de donos de meios de comunicação na política. Atualmente, 32 deputados federais e 8 senadores são sócios diretos de emissoras de rádio e TV, algo que entidades travam luta para que se torne inconstitucional. A quem interessaria essa obrigatoriedade?
Os defensores do rádio FM nos smartphones têm um ponto forte ao se referirem à sua importância em momentos de desastres naturais, mas lá fora. Qual foi a última vez que vimos um desastre natural afetar a internet no Brasil, país que não sofre com furacões e terremotos, em grande escala?
Discussões como essas à parte, o projeto de lei 8.438/2017 agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa e, posteriormente, para votação no Senado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ SABE O QUE VEM DEPOIS DE HEXACAMPEÃO? ENTÃO CONFIRA NESTE POST.

Com o proximidade da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, muito tem se perguntado como pronunciar corretamento o  número de vezes que um País pode ser tornar campeão. Confesso que eu também não sabia. Por isso, fui atrás de respostas...  Para sanar essa dúvida abaixo segue a os nomes  até  quando um País for 20 vezes campeão?  Então confira no post abaixo. Veja a seguir uma lista que vai até a conquista de número 20. 1 vez campeão - campeão 2 vezes campeão - bicampeão 3 vezes campeão - tricampeão 4 vezes campeão - tetracampeão 5 vezes campeão - pentacampeão 6 vezes campeão - hexacampeão 7 vezes campeão - heptacampeão 8 vezes campeão - octocampeão 9 vezes campeão - eneacampeão 10 vezes campeão - decacampeão 11 vezes campeão - unodecacampeão 12 vezes campeão - duodecacampeão 13 vezes campeão - tridecacampeão 14 vezes campeão - tetradecacampeão 15 vezes campeão - pentadecacampeão 16 vezes campeão - hexadecacampeão 17 vezes campeão - heptadecacampeão 1

Mulher trai marido com o melhor amigo dele: o Cachorro.

Quando você acha que já viu de tudo no mundo, de repente, aparece uma coisa dessas: uma mulher casada que trai seu marido com o melhor amigo dele. Só que, neste caso em específico, o melhor amigo do marido é o cachorro da casa, que leva o nome de Toby. Alan Gragg estava fuçando nos arquivos de seu computador quando encontrou fotos pornográficas de Toby e do toba de sua esposa - que, pra deixar a piada ainda mais pronta, se chama Cornelia. A polícia foi notificada e a mulher, acusada de bestialidade, se viu num mato sem cachorro e está foragida desde 13 de julho passado. Alan não teceu muitos comentários, mas diz que já havia notado que sua mulher mimava muito o cachorro, mas não imaginou que a situação poderia chegar onde chegou. Aparentemente, a vida sexual do casal Gragg era praticamente nula e, muito por causa disso, Cornelia já estava matando cachorro a grito

Grávida de uma menina, Letícia Spiller posa seminua e se diz romântica

Grávida de quatro meses, Letícia Spiller será a capa da próxima edição da revista "Vip", que chegará às bancas em setembro. A atriz, que espera uma menina, já estava grávida quando posou para as fotos, mas a barriga ainda estava imperceptível. Na entrevista à publicação, Letícia disse que é muito romântica, mas avessa a homens machistas. - Ser macho é bom, tem que ter virilidade e gostamos de homem viril. Mas ser machista é coisa do século passado. E ser homofóbico é inadmissível - disse a atriz, acrescentando que tem muitos amigos gays. Para Letícia, os homens deveriam aprender com os homossexuais a compreender as mulheres. Paciência é a palavra. Uma mulher sofre muito com os hormônios. Essa coisa de TPM, da lua, isso tudo influi muito na maneira como eu estou me sentindo hoje. Apesar de não acreditar em homem ideal, Letícia disse que se interessa pelos mais calmos. E que se sente atraída por aqueles que sabem conversar. - A minha sexualidade passa muito pelo lado intele