Você sente falta do rádio FM no seu smartphone? Particularmente não conheço ninguém que sinta ou que ache essa questão importante, mas tem gente na Câmara que acha imprescindível e vem se movimentado para torná-lo obrigatório nos aparelhos fabricados e montados aqui no Brasil. A proposta é do deputado federal (e radialista) Sandro Alex (PSD-PR) e foi aprovada nesta terça-feira (29) pela Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática da Câmara dos Deputados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcSBKeiIO85nJWP1EoIWRDyt_H69rOcsTC-kI7xbL81BAZ034uydPeoyUrz1Svjppx2Oi-TbquWVHElWztlBZvA1Sc9w34Hc2AOg8I6vrWd6UZ5Y87axBqAiHXBdIgEjYeF9IiHDomQUhT/s400/radio-smartphone.jpg)
Este último ponto é também o defendido pelo presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, Ajit Pai, que, em setembro, chegou a pedir para a Apple habilitar o rádio FM nos iPhones depois dos furacões Harvey, Irma e Maria. “Quando redes sem fio ficam fora do ar durante um desastre natural, smartphones com chips FM ativados podem permitir aos americanos ter um acesso essencial a informações que podem salvar suas vidas”, defendeu Pai.
Destacando a utilidade do rádio FM em momentos de calamidade, o Instituto de Telecomunicações Federal do México ordenou, no início deste ano, que todos os smartphones com chip FM desativado ativassem a função. “Se o dispositivo tem todos os componentes para permitir a funcionalidade do receptor de frequência de radiodifusão sonora em modulação de fabricação, deve ser habilitado e ativado para o usuário, de modo que não há bloqueio ou restrição para operação”, dizia o decreto publicado no Jornal Oficial da Federação do México.
Aqui no Brasil, é normal receber essa notícia com uma pulga atrás da orelha, considerando a presença maciça de donos de meios de comunicação na política. Atualmente, 32 deputados federais e 8 senadores são sócios diretos de emissoras de rádio e TV, algo que entidades travam luta para que se torne inconstitucional. A quem interessaria essa obrigatoriedade?
Os defensores do rádio FM nos smartphones têm um ponto forte ao se referirem à sua importância em momentos de desastres naturais, mas lá fora. Qual foi a última vez que vimos um desastre natural afetar a internet no Brasil, país que não sofre com furacões e terremotos, em grande escala?
Discussões como essas à parte, o projeto de lei 8.438/2017 agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa e, posteriormente, para votação no Senado.
Comentários
Postar um comentário