A
internet se tornou uma ferramenta essencial na vida das pessoas. Sempre que
elas precisam de algo, provavelmente procuram em algum mecanismo de busca na
rede social.
"Agora imagina um cliente potencial procurando por um produto ou serviço oferecido por sua empresa. Seus concorrentes aparecem, menos você".
"Agora imagina um cliente potencial procurando por um produto ou serviço oferecido por sua empresa. Seus concorrentes aparecem, menos você".
O Brasil se destaca ainda por ser responsável por 40% da audiência de internet de toda América Latina, representado por mais de 68 milhões de visitantes únicos. Este resultado supera de longe o total do México (24,840 milhões), Argentina (17,981 milhões), Colômbia (12,604 milhões) e Venezuela (9, 226 milhões).
No período analisado,
houve um crescimento de 11% no número de usuários únicos na internet
brasileira. Na comparação, o estado do Rio Grande do Sul teve o maior
crescimento (18%) entre fevereiro entre 2013 e 2014. São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram uma alta de 11% e 8%
respectivamente. A Bahia também teve uma expansão relevante de 15% na
base de usuários.
Dentre as mídias sociais
mais acessadas no Brasil, destaca -se o facebook de acordo com uma pesquisa
feita pela We Are Social e
Hootsuite, como vemos no gráfico abaixo:
We Are Social e Hootsuite - 2017
No
Brasil temos 139 Milhões de usuários da internet, sendo que desses 122 milhões
estão no facebook. Desses 46% homens e
54% mulheres. Sendo que a maior porcentagem está entre usuários de 25 á 34
anos, seguido pela faixa etária de 18 a 24 anos.
Com o aumento da velocidade da banda
larga e a facilidade da aquisição de um computador ou até mesmo um celular, o
consumo de vídeo pela internet tem crescido cada vez mais. Segundo os mais
otimistas, daqui a quatro anos deve ultrapassar a TV.
De acordo com
Álvaro Paes de Barros, durante painel no Rio Content Market, em 2016, no Rio de Janeiro.
Outra
plataforma de mídia também muito comum no Brasil é o You Tube. Dos que estão na
rede cerca de 80% consomem conteúdos do Streaming de vídeo.
Veja os dados
abaixo:
Já
o Instagram - é uma rede social que tem crescido exponencialmente nos últimos
anos no mundo inteiro, por isso, mais do que nunca merece atenção das empresas
que também gostariam de aproveitar este crescimento.
Seu sucesso se deu principalmente após
sua compra pelo Facebook em 2012 e também após o lançamento da função do
Stories em 2016, nascida para bater de frente com o sucesso do Snapchat. Além
disso, a rede de Zuckerberg tem investido há algum tempo na integração com
outras redes como o Facebook, Tumblr e Twitter. Este conjunto de estratégias
deu certo e acabou dobrando o número de usuários nos últimos 2 anos.
Desses usuários, como podemos ver abaixo no gráfico se dividem em:
Além disso, selecionamos
alguns outros dados importantes abaixo:
- · A média de usuários ativos no Instagram diariamente é de 400 milhões;
- · A média de usuários ativos no Stories diariamente é de 250 milhões;
- · O Instagram é utilizado por 48.8% das marcas;
- · A média de fotos postadas diariamente é de 95 milhões;
- · 32% de toda a internet está no Instagram;
- · Posts com pelo menos uma hashtag tem em média um aumento de 12.6% no engajamento.
1.
Segmentação
Mesmo para uma campanha de
Branding, a segmentação é sinônimo de economia no orçamento de marketing, as
possibilidades de segmentação na internet são inúmeras.
2.
Viralização
As redes sócias já se tornaram
parte da vida de mais de 80% dos usuários de internet e todo o conteúdo que
interessa esse público, pode ser compartilhado, é a famosa boca a boca, mas
agora turbinado pela tecnologia, que pode fazer do dia pra noite uma pessoa ou
marca famosa.
3.
Rapidez e dinamismo
Outro fator importante é o
controle das campanhas na internet que estão a um click do mouse, você pode
iniciar ou interromper seus anúncios com muito mais rapidez que outras mídias, como o Celular, por exemplo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE - 08 em cada 10 brasileiros possui um celular com acesso a internet.
Além é claro do: Custo acessível
Além é claro do: Custo acessível
Qualquer empresa pode anunciar online, existem
modalidades de anúncios que você paga por click ou visualização, então você
pode começar com um orçamento muito baixo, por exemplo, R$ 1,00 por dia.
Geralmente também é mais barato que outras mídias quando comparamos o “ROI”.
Com isso, a geração de hoje está muito longe de ser parecida com as gerações passadas. Em pesquisas recentes, observou-se que hoje, 87% dos consumidores pesquisam na Internet antes de decidir onde ir, contratar ou comprar algo. A maior possibilidade de interação do cliente com o local, por menor que ele seja, aliado a facilidade de informação e a reputação do local, são itens que contam pontos na hora de influenciar o cliente na escolha de onde gastar o dinheiro.
Fonte: Internet/ IBGE
Com isso, a geração de hoje está muito longe de ser parecida com as gerações passadas. Em pesquisas recentes, observou-se que hoje, 87% dos consumidores pesquisam na Internet antes de decidir onde ir, contratar ou comprar algo. A maior possibilidade de interação do cliente com o local, por menor que ele seja, aliado a facilidade de informação e a reputação do local, são itens que contam pontos na hora de influenciar o cliente na escolha de onde gastar o dinheiro.
Fonte: Internet/ IBGE
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